O Beijo

Adaptação ousada de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. O filme foi realizado em preto e branco, mesclando cinema e teatro com grande comunicação com o público, fotografia de Walter Carvalho e elenco que traz Lázaro Ramos, Stenio Garcia, Débora Falabella, Octávio Muller e Augusto Madeira como protagonistas, com participação ainda de Fernanda Montenegro.

Assim é primeiro longa metragem como diretor do ator Murilo Benício, um projeto acalentado pelos últimos dez anos e produzido com um misto de recursos próprios e inúmeras parcerias. Baseado no texto de O Beijo no Asfalto, peça escrita por Nelson Rodrigues encenada pela primeira vez em 1961, o filme O Beijo narra a história de Arandir, um homem que, num gesto banal, atende ao pedido de um beijo na boca feito por um sujeito prestes a morrer e que acabara de ser atropelado na Avenida Presidentes Vargas.

O ato é testemunhado por Amado, um repórter sensacionalista que passa a explorar o beijo entre dois homens para vender jornal, além de incitar a polícia a investigar uma suposta ligação entre Arandir e o morto. O Beijo se centra na discussão sobre o poder da conspiração e na destruição na vida de um homem até então anônimo. Na trama, Arandir é envolvido nas acusações feitas por seu sogro, Aprígio, que insiste na ideia de que presenciou o beijo, quando, na verdade, estava de costas, e pela dúvida que a polícia e o repórter instauram na cabeça de sua mulher, Selminha.

O Beijo

Direção: Murilo Benício

Roteiro: Murilo Benício

Produção: Marcello Ludwig Maia

Fotos